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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

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Ementas antigas

DISCIPLINA: ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM HISTÓRIA Código:HIP7377
Créditos Aula: 2 crs. (32 h)
Carga Horária Total: 32 h
Modalidade de Ensino: Presencial
Unidade Responsável: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Quantidade de Avaliações: 1
Tipo do Componente Curricular: DISCIPLINA

Ementa:O Processo educativo e a didática do ensino de história. Experiências de ensino de história . Práticas de docência – teoría e vivências de saula de aula
Referências: Anais do Seminário Perspectivas do Ensino de História. São Paulo: Faculdade de Educação, 1988. BITTENCOURT, Circe e ZAMBONI, Ernesta. Os desafios do Ensino de História. In: Revista do IBEP, área de conhecimento – História, N.º 01, Brasília: IBEP, março 2001. BITTENCOURT, Circe(org.) O Saber Histórico na Sala de Aula. São Paulo, Contexto, 1997. CHARTIER, R. A. A História Cultural: entre prática e representações. Lisboa: DIFEL, 1990. CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria&Educação, n.º 2, 1990 FERRA, Marc. A Manipulação da História no Ensino e nos Meios de Comunicação: a História dos dominados em todo o mundo. São Paulo: Ibrasa, 1983. LEUTRAT, J. L. Uma Relação de diversos andares: Cinema & História. In: Imagem: Campinas, N.º 5, ago/dez, 1995. MANIQUE, A. P; POENÇA, M. C. Didática da História: patrimônio e história local. Lisboa: texto, 1994. MOREIRA, A.. F. B.; SILVA, T.T.(org.) Currículo, culturas e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994. Revista Brasileira de História – Memória, História e Historiografia – Dossiê Ensino de História. N.º 25/26, São Paulo:ANPUH/Marco Zero, set. 1992 Revista Brasileira de História -História em Quadro Negro – Escola, Ensino e aprendizagem. N.º 19, São Paulo:ANPUH/Marco Zero, set. 1989. SALIBA, E. T. Historiografia e novas tendências da História. In: Revista Catarinense de História, Nº 4, 1996.
(resgatada no SIGAA)

DISCIPLINA: HIP705 – SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO (OBRIGATÓRIA)
PROFESSOR: DR. FRANCK RIBARD
PERÍODO: 2004/2  CRÉDITOS: 03/ HORAS AULA: 45
INTRODUÇÃO:
A elaboração de uma dissertação em história é um processo de produção de
conhecimento que exige uma reflexão profunda e contínua sobre seus diversos
passos: a definição (cronológica, espacial e temática) do objeto e a sua
problematização, a seleção, classificação e análise das fontes que
fundamentam argumentos, o estabelecimento de argumentos para a análise, o
diálogo entre teoria e evidências empíricas, o diálogo entre registros e
problemáticas abordadas, o diálogo com a historiografia do tema, a construção
do texto e a apresentação dos resultados das reflexões.
A disciplina Seminário de Dissertação pretende ser, portanto, um espaço de
reflexão coletiva sobre as questões fundamentais do trabalho do historiador,
avaliando o andamento da pesquisa dos alunos, oferecendo instrumentos que
sejam úteis para a continuidade do trabalho, auxiliando a tomar decisões em
relação à pesquisa, encaminhando a elaboração do Relatório de Qualificação.

OBJETIVOS:
– Discutir com os discentes as suas propostas de pesquisa e as
problematizações propostas;
– Estabelecer o diálogo com os integrantes das linhas de pesquisa sobre os
encaminhamentos metodológicos das investigações e a adequação entre
fontes inventariadas e questões propostas;
– Discutir a formulação do Relatório de Qualificação
– Auxiliar os alunos no planejamento do desenrolar da pesquisa;
– Orientar os alunos na elaboração dos textos dissertativos, visando a
montagem do Relatório de Qualificação.

METODOLOGIA:
A disciplina será realizada a partir de encontros semanais.
O primeiro momento do Seminário de Dissertação privilegiará um debate teórico
sobre a interpretação na História.
Um segundo momento o curso visará a discussão das normatizações das etapas
do trabalho de dissertação, a saber, o Plano de texto, o Sumário comentado e a
Introdução da dissertação, a ser apresentada nos seminários, e que deverá ser
entregue como trabalho final da disciplina.
O Plano de texto deverá conter os seguintes itens: 1- Delimitação do objeto de
estudo (recortes temático, temporal e espacial) e justificativas dos recortes 2- O
tema e a historiografia (diálogo com os autores) 3-Problematizações propostas 4-
Principais autores trabalhados 5- Metodologia adotada 6- Comentário das fontes
7- Proposta de estruturação de capítulos 8- Orientador e prazo de qualificação e
defesa. O Sumário comentado deverá conter a proposta de capítulos, dos seus
respectivos sub-itens e o comentário de cada um deles: principais discussões,
fontes e autores a serem utilizados.

 

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