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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

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Linha de Pesquisa: Memória e Temporalidades

  • “Por uma história do crível”

O projeto pretende fomentar pesquisas que dialoguem com questões pertinentes à historiografia atual, tais como as reflexões sobre a escrita da
história – e na esteira disso, a tensão com outras práticas letradas, em especial a literatura -, uma história das sensibilidades no tempo, as representações do poder, a construção de autoridades, as práticas de disciplinarização dos corpos, o regime de produção de subjetividades, a memória e o imaginário social. Buscamos compreender as dinâmicas que tornam possíveis certas práticas de crença a partir da análise histórica
de sua produção e consumo e atentar para as formalidades que regem as práticas sociais que dão suporte à produção de um lugar autorizado e autorizante, o que significa também entender como uma espécie de heterologia ganhou forma na modernidade, sobretudo com uma progressiva gestão de ausentes num discurso que se propõe fático. Daí uma atenção às produções de discursos sobre o “outro” – nomeadamente o discurso
historiográfico – como forma de controlar/fundar o social, restringindo-o aos limites do possível em determinada historicidade e, sobretudo, prescrevendo-o. (…)

Professor(a) responsável: Kleiton Moraes

Linha de Pesquisa: Cultura e Poder

  • Associção Brasileira de Escritores

Em janeiro de 1945 seria realizado em São Paulo o I Congresso Brasileiro de Escritores, organizado pela Associação Brasileira de Escritores. A reunião teria um caráter político inegável. Entre os temas discutidos estaria a luta contra o facismo, a democratização da cultura e a liberdade criativa. O objetivo desta pesquisa é precisamente o de estudar a organização da Associação Brasileira de Escritores fundada em 1942. Nosso interesse delimita-se temporalmente ao período de 1942 a 1949, ou seja, momento da fundação (1942) até a realização das eleições para sua diretoria em 1949 e o grave racha que dela surge. O Congresso realizado em São Paulo reuniria delegados de diversos estados brasileiros. A representação do Ceará seria feita por Raquel de Queiroz, Raimundo Magalhães e Herman Lima. De modo mais específico, portanto, pretende-se aqui analisar a participação destes escritores nos debates do Congresso assim como as possíveis repercussões regionais do encontro

Professor(a) responsável: Ana Amélia Melo Cavalcante

  • Cultura & Poder

Linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará. A linha de pesquisa produz conhecimento em torno das práticas culturais que se constituem na vivência das relações sociais. As experiências dos sujeitos são enfocadas como um campo de conflitos e tensões, marcado por várias táticas e estratégias de poder. Trabalhar com Cultura e Poder envolve um esforço de estudar a historicidade de valores, costumes, crenças, normas, expectativas, tradições, ideias, ideais e sensibilidades que se configuram nas mudanças e permanências da vida social. Entendendo que a cultura se faz no modo de viver de sujeitos historicamente situados, inclui-se nessa linha de pesquisa o estudo sobre a produção de significados. É nesse sentido que se desenvolvem reflexões sobre a especificidade das linguagens. Os estudos sobre linguagens que vêm sendo desenvolvidos permitem a retomada dessa relação entre Cultura e Poder à luz das especificidades da experiência social em que se situam. Nessa direção, a linha contempla abordagens em torno de reflexões sobre escritas, oralidades e imagens, considerando que, a partir dessas linguagens e de determinadas questões, abre-se um fértil campo de problematizações para a investigação das experiências sociais. Entende-se, portanto, que há exigências específicas para o desenvolvimento de procedimentos interpretativos que levam em consideração os lugares de produção e consumo, com destaque para a historicidade das técnicas e dos materiais utilizados nas mais variadas formas de expressão cultural. Interessa a realização de pesquisas sobre as muitas relações entre a oralidade, o escrito e as imagens, e sobre os modos pelos quais as fronteiras entre essas manifestações foram compostas em determinadas circunstâncias. Importa trabalhar com a diversidade das configurações de saberes não somente em espaços institucionais ou oficiais, mas também com a multiplicidade de conhecimentos mais vinculados aos anseios e necessidades.

Professor(a) responsável: João Ernani Furtado Filho.

  • Educação em direitos humanos: gênero e sexualidade na escola

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID tem por objetivo a formação de alunos da licenciatura em novas abordagens e práticas inovadoras, promovendo o contato dos alunos com a escola pública do segundo ao sétimo semestre. O PIBID em questão reúne 21 alunos dos cursos de História e CIências Sociais sob a supervisão de três professores de escolas públicas, procurando promover a discussão sobre temas ligados aos direitos humanos, gênero e sexualidade em três escolas públicas de Ensino Médio em Fortaleza.

Professor(a) responsável: Ana Rita Fonteles Duarte

  • Educação Histórica e Cultura Escolar

A problemática concerne à história do ensino de História. Os eixos da investigação atinem à historiografia dos manuais didáticos, às complexidades da relação entre o laico e o religioso, aos processos de formação e seleção dos professores de História, aos programas e diretrizes curriculares propostos, às idéias e ideais acalentados. A delimitação cronológica compreende os instantes de institucionalização da disciplina em seus níveis secundário (1838) e acadêmico (1938). A justificativa baseia-se na importância de se tratar a configuração das disciplina e o seu ensino como objeto de pesquisa. O objetivo geral é discutir a prática do historiador como professor de história.

Professores envolvidos: João Ernani Furtado Filho (Responsável& Francisco Régis Lopes Ramos

  • Entre imagens e textos: censura e cinema no Brasil (1964-1985)

Estudo sobre a censura cinematográfica durante o período da ditadura civil-militar no Brasil. A pesquisa analisa os fundos documentais do DCDP, Ministério da Justiça (SNI), cartas da sociedade civil e documentos da Comissão Nacional de Moral e Civismo. Tem por objetivo analisar a ação censória considerando-a como uma prática que ao mesmo tempo interdita e propõe modelos de conduta social. Neste estudo moral e política são considerados elementos de um mesmo movimento de construção do inimigo e de construção de um ideal proposto pelo Estado.

Professores(as) emvolvidos(as): Meize Regina de Lucena Lucas (Responsável); Ana Rita Fontes Duarte & Jailson Pereira da Silva

  • Escritores Comunistas (1930-1949)

O projeto busca investigar nos anos 1930-40, a atuação de escritores comunistas através das organizações antifascistas, de associações de intelectuais, da participação em congressos e da atuação em revistas e periódicos. Pretende-se examinar como esses escritores engajados entendem seu papel de intelectuais e mediadores na relação entre cultura e política.

Professor(a) responsável: Ana Amélia de Moura Cavalcante de Melo

  • (Esc)ritos iniciatórios: manuais de introdução ao ofício do historiador

O objeto da pesquisa é a história do ensino de História, em seus aspectos e materiais introdutórios. O objetivo geral é o de discutir suas práticas e didáticas como elementos da Teoria da História e são objetivos específicos o enfoque em sua historicidade e a atenção às demandas por formação continuada e crítica reflexiva. As justificativas da proposta se assentam na pertinência mesma dos objetivos. As fontes são, predominantemente, bibliográficas, mais de uma trintena de manuais de formação, do tipo “Introdução aos Estudos Históricos” ou correlatos: Gervinus (1837), Droysen (1858), Boyce (1884), Freeman (1885), Bernheim (1889), Lacombe (1894), Langlois & Seignobos (1898), Xenopol (1899), Seignobos (1901), Simiand (1903), Brehlier & Du Dézert (1908), Bauer (1921), Harsin (1933), Halphen (1944), Childe (1947), Bloch (publicação póstuma, 1949), Hours (1954), Besselaar (1956), Carr (1961), Glénisson (1961), Kahler (1964), Commager (1966), Veyne (1971), Topolski (1973), Rama (1974), Haddock (1980), Cardoso (1981), Pagès (1983), Tosh (1984), Nouschi (1986), Prost (1996), Aróstegui (2001), Aguirre Rojas (2002), Cadiou (2005). Tal levantamento não se pretende completo; acredita-se, porém, que seja bem representativo em sua variedade e abrangência. O recorte cronológico compreende as datas de publicação desses compêndios e os mo(vi)mentos de institucionalização da prática historiadora; estes, examinados a partir do panorama brasileiro. A problemática investiga como a História (área do conhecimento; mas, também e ainda, na acepção de “coletivo singular”) configura e é configurada em e por essa bibliografia. A metodologia enfatiza aspectos qualitativos e é centrada na análise de discuros. Palavras-chave: Historiografia, Teoria da História, Universidades.

Professor(a) responsável:  João Ernani Furtado Filho

  • História da saúde e da doença no Ceará

A pesquisa parte do conceito de cultura visual. As imagens dividem-se em clássicas ou tradicionais (pintura, desenho e escultura) e técnicas (cinema, fotografia e imagens digitais). Considerar a importância da imagem conduz à discussão de fontes bem como leva a lançar um olhar para a relação que cada sociedade mantém com a cultura visual de sua época. O foco principal da pesquisa tem sido a imagética construída sobre o Brasil em diferentes épocas. O estudo privilegia as imagnes cinematográficas, pictóricas e fotográficas, mas também contempla os imaginários da literatura e da educação.

Professor(a) responsável: Frederico de Castro Neves

  • História e cultura visual

A pesquisa parte do conceito de cultura visual. As imagens dividem-se em clássicas ou tradicionais (pintura, desenho e escultura) e técnicas (cinema, fotografia e imagens digitais). Considerar a importância da imagem conduz à discussão de fontes bem como leva a lançar um olhar para a relação que cada sociedade mantém com a cultura visual de sua época. O foco principal da pesquisa tem sido a imagética construída sobre o Brasil em diferentes épocas. O estudo privilegia as imagnes cinematográficas, pictóricas e fotográficas, mas também contempla os imaginários da literatura e da educação.

Professor(a) responsável: Meize Regina de Lucena Lucas

  • História e docuemntos: reflexões sobre fontes históricas

O objetivo é analisar como se dão os diálogos e as significações que os historiadores estabelecem com os documentos históricos. O projeto enfatiza o trato com documentos ainda pouco explorados pelos historiadores (como a publicidade) e a relação que outros documentos (como cartas e manuais de conduta) tem na formulação de estratégias de identificação e subjetivação dos atores sociais.

Professor(a) responsável: Jailson Pereira da Silva

  • Homens e mulheres contra o inimigo: a mobilização do gênero pela ditadura militar brasileira (1964-1985)

O projeto tem como objetivo investigar e analisar as formas utilizadas para mobilizar identidades femininas e masculinas como forma de dar sustentação ao projeto de poder da ditadura militar implantada no Brasil (1964 e 1985), baseada na Doutrina de Segurança Nacional, com características de guerra total e permanente.

Professor(a) responsável: Ana Rita Fonteles Duarte

  • Inventário da Arquitetura moderna de Fortaleza (1960-1980): arquitetura e memória

O projeto tenciona a realização do Inventário da Arquitetura Moderna de Fortaleza entre os anos de 1960 e 1980. Nos últimos anos, de forma avassaladora, os objetos representativos da modernidade arquitetônica em Fortaleza foram descaracterizados ou destruídos. Em seus lugares, da noite para o dia, novos edifícios a grande maioria destituída de qualquer preocupação com as qualidades de uma boa arquitetura foram levantados. As razões para o aniquilamento dos arrimos materiais modernistas da memória são múltiplas. Entre elas a força voraz do capital a especulação imobiliária falta de conhecimento do valor histórico que esses edifícios têm para a cidade, para a historiografia urbana e da arquitetura de qualquer lugar; bem como a não valoração da importância da permanência do edifício em sim como objeto construído no espaço urbano. A ausência do conhecimento está ligada à escassez de informações, arquivada de maneira eficaz, ou simplesmente devido a não mais existência da arquitetura modernista no espaço da cidade; o que reflete a fragilidade das ações institucionais voltadas para a preservação da arquitetura moderna e para documentação de dados importantes não só para o meio acadêmico, mas também a para a comunidade como um todo. Daí a importância do trabalho de Inventário, da sistematização dos dados. É somente com um amplo inventário da arquitetura modernista, que podemos objetivamente conhecer a respectiva produção e agirmos no sentindo da preservação e conservação dos objetos representativos do período. A primeira etapa do Inventário foi realizada entre os anos de 2009 e 2011 no Departamento de Arquitetura da UFC em parceria com o IPHAN-CE.

Professor(a) responsável: Clóvis Ramiro Jucá Neto

  • Literatura e Sociedade: modernidade e desigualdade social no Brasil

Este projeto procura relacionar as conquistas literárias (recursos estéticos e apropriações temáticas) da literatura brasileira no século XX ao grande espanto com que intelectuais brasileiros foram tomando consciência do abismo social no País, nossa forma mais contundente de experimentar a modernidade. Na Europa, as perplexidades eram outras: as guerras, por um lado, e a industrialização, por outro, devastando o panorama herdado do século XIX. Nos dois lados, artistas, escritores e intelectuais procuraram tatear as formas desagregadoras que ameaçavam o sonho de futuro tanto do país novo quanto do velho continente.

Professor(a) responsável: Inrenísia Torres de Oliveira

  • Literatura latino-americana em pensamento da América

A pesquisa pretende examinar o suplemento Pensamento da América publicado pelo jornal A Manhã entre 1941 e 1948. É possível identificar neste suplemento uma ampla divulgação de escritores latino-americanos. O objetivo do suplemento era o de difundir a cultura e informar sobre a política e a vida social do continente, procurando aproximar o Brasil dos países vizinhos. Neste projeto buscamos investigar que tipo de literatura e que escritores latino-americanos eram mencionados e apresentados neste importante suplemento. Pretendemos abordar o jornal, e especificamente este suplemento, como lócus privilegiado para a compreensão da importância do escritor neste contexto de guerra. Seu estudo nos possibilita refletir sobre as dimensões políticas e culturais dos de uma geração de intelectuais e a complexa dinâmica política e social entre os anos 1941-1948.

Professor(a) responsável: Ana Amélia de Moura Cavalcante de Melo

  • Matar, salgar e navegar: as carnes secas do Ceará no mercado atlântico (século XVIII)

O objetivo da pesquisa é situar a produção e comercialização das carnes secas do Ceará diante das conjunturas do mercado colonial do Império Português. Buscamos discutir a relação complexa de produção e copmercialização das carnes secas enfatizando o seu lugar estratégico de empresa comercial nas periferias do Império Português. Analisamos a comercialização do charque no tráfico atlântico de escravos, no abastecimento dos mercados coloniais e das relações que possibilitaram uma complexa oreração comercial com outras capitanias e a colonização do Ceará a partir das conjunturas do Império Português Atlântico. Procuramos discutir a produção para o mercado interno da colônia e compreender historicamente a conquista do Ceará no âmbito do mercado atlântico imperial português.

Professor(a) responsável: Almir Leal de Oliveira

  • O acervo documental do NUDOC e a produção do conhecimento histórico e arquivístico no Ceará

O projeto de pesquisa coletiva intitulada “O acervo documental do NUDOC e a produção do conhecimento histórico e arquivístico no Cearᔠou simplesmente “Projeto NUDOC (Núcleo de Documentação Cultural/Dept° História UFC)”, teve início entre fevereiro e março de 2013 quando, em reuniões de planejamento e para estudos de textos sobre o ofício e a oficina do historiador, pautamos a necessidade de nos aproximarmos mais e melhor do acervo e dos propósitos desse Núcleo, considerando suas implicações interdisciplinares (história e arquivologia), a condição de laboratório para o fomento do aprendizado histórico e para a formação discente e docente, bem como a unicidade, a originalidade e a proveniência de seu arquivo.

Professor(a) responsável: Jailson Pereira da Silva

  • Organização do espaco territorial e urbano do Cearpa (Séculos XVII-XIX)

O intuito da pesquisa é a analise da organização do espaço cearense no século XVIII e XIX como síntese dos múltiplos condicionantes constitutivos do mesmo. Expressão da espacialidade sertaneja, em sua dimensão social – econômica, política e cultural e física – o clima seco, a caatinga, o solo árido do sertão e características do litoral. O estudo justifica-se em primeira instância pela ausência de uma pesquisa sistemática sobre a materialidade construída cearense setecentista e oitocentista em diferentes escalas e dimensões. A pesquisa parte do pressuposto que à lógica subjacente à organização do território, à formação da rede urbana como um rosário que se derrama no solo e ao desenho das vilas e cidades são inerentes as estratégias de reconhecimento, fixação e ocupação da terra. A pesquisa assume quatro eixos: 1 Análise da rede urbana setecentista e oitocentista; 2 O estudo do desenho das vilas e cidades cearenses durante o século XVIII e XIX em consonância com o lugar na rede urbana, buscando os liames entre as matrizes conceituais das diretrizes urbanísticas setecentistas e oitocentistas e o que de fato foi implantado; 2 A ação da Igreja; agente determinante, atuante e que na colônia antecipou a própria presença do Estado. A intenção é mapear a chegada, rastrear a entrada, os caminhos, pontuar a fixação, vasculhar os representantes da igreja envolvidos atribuindo-lhes nomes; 4 Estudo dos objetos de Arquitetura, como manifestação social da ocupação e fixação do território. Reconhecimento, análise formal, estudos das técnicas construtivas dos principais edifícios representativos do Estado as casas de Câmara e Cadeia da Igreja e da economia; as principais fazendas setecentistas de gado, de gado e de agricultura oitocentista e os mercados da carne.

Professor(a) responsável: Clóvis Ramiro Jucá Neto

  • Política, cultura e intelectuais

A história política, desde os anos 1990, vem passando por uma séria renovação de objetos e métodos. Esta pesquisa busca refletir, a partir de estudos concretos, as normas e valores bem como as representações do quem tem sido nomeado de cultura política. Nesse sentido, visamos esquadrinhar os diversos e complexos pontos de contato entre o político e o cultural, seja através das instituições propriamente políticas, seja através das lutas sociais que incorporam códigos culturais e de conduta política, seja através da representação que os intelectuais elaboram sobre o mundo da política e seu lugar nela.

Professor(a) responsável: Ana Amélia de Moura Cavalcante de Melo

  • Prospecções darwinistas no litoral do nordeste do Brasil: história e biodiversidade

O objetivo desta pesquisa é reunir informações empíricas para enfatizar a inserção do litoral Norte-Nordeste do Brasil no debate darwinista, especialmente analisando a sistemática zoológica produzida por um grupo de naturalistas norte-americanos, comparando esta produção com a sistemática produzida no Museu Nacional do Rio de Janeiro e no Museu Paraense Emilio Goeldi. As referências deste objeto são encontradas nas descrições naturalistas produzidas pela Expedição Branner-Agassiz ao Brasil, 1899 e a Expedição de Stanford ao Brasil, 1911. Estas expedições foram coordenadas pro John Casper Branner, geólogo que, trabalhou um longo tempo com os zoólogos David Starr Jordan e Vernon Kellogg na Universidade de Stanford. Eles trabalharam com modelos de variação das espécies e as suas práticas científicas incluíam uma variedade de métodos da história natural, como os registros biogeográficos, a taxonomia sistemática (leis de distribuição das espécies), perspectivas ecológicas e pesquisa de grupo (geologia e biologia). Estas expedições documentaram a biogeografia da vida marinha para compreender o lugar do isolamento na divergência das características de espécies separadas pro barreiras naturais. A taxonomia desenvolvida por estes estudos envolve um conhecimento que associou os modelos das antigas práticas da história natural com modernas práticas do campo biológico. Este tipo de pesquisa de campo integrou atividades descritivas (morfológicas) com modelos qualitativos de pesquisa. Hoje, os resultados destas expedições estão refletidos em várias instituições científicas nos Estados Unidos, incluindo coleções biológicas e bibliografia. Estes resultados são importantes registros biológicos da biodiversidade brasileira e são relevantes trabalhos científicos darwinistas elaborados por estas expedições num período considerado como eclipse da teoria darwinista. Assim, procuramos analisar estas referencias como um todo, enfatizando como práticas científicas e documentos históricos, juntos registraram a zoologia brasileira. A pesquisa pretende ainda comparar estes registros naturais com a prática da sistemática taxonômica produzidas pelas instituições brasileiras no mesmo período. Minha intensão é posicionar estes trabalhos, dados naturais e seus resultados no debate contemporâneo da biologia conservacionista, especialmente em relação às questões evolutivas do litoral brasileiro. O estudo da taxonomia destas coleções e a organização destes dados é uma maneira de re-situar dados históricos como uma contribuição aos estudos conservacionistas e a história do desenvolvimento da biologia evolutiva.

Professor(a) responsável: Almir Leal de Oliveira

  • Stanford Expedition to Brazil (1911): history and science

A proposta desta pesquisa é a análise da Stanford Expedition to Brazil em 1911, coordenada pelo geólogo John Casper Branner, visando evidenciar o importante papel por ela representada para o progresso científico brasileiro, especialmente no que se refere às ciências biológicas e naturais no Brasil, notadamente sobre a floresta tropical úmida e no semi-árido brasileiro.O roteiro proposto para a viagem era o Nordeste do Brasil e a região amazônica. Branner pretendia acumular dados sobre a geologia brasileira para completar seu Mapa Geológico do Brasil. Do Rio Grande do Norte ao Pará visava encontrar detalhes da formação geológica, explorando a formação litorânea e realizando incursões aos sertões. Do Rio Grande do Norte à Bahia, também pelo litoral, objetivava viagens de coleta para complementar dados de suas viagens anteriores como membro da Comissão Geológica, com especial atenção para a formação dos corais da costa Norte-Sul brasileira e sobre a geologia do estado da Bahia. No Amazonas queria investigar as correntes marítimas, a migração da fauna marinha, além de formar coleções e enviá-las para a Universidade de Stanford, para fortalecer a sua Brasiliana, que vinha acumulando desde seus primeiros contatos com o país. Branner visava favorecer o desenvolvimento da ciência de base nos estudantes de Stanford. O conhecimento das áreas do globo era também uma de suas preocupações, ou seja, a formação universitária com visão dos sistemas geológicos gerais. Cabe ressaltar que o conhecimento geológico do Brasil ainda era assistemático. Os dados coletados em 1911 por Branner foram fundamentais para a sistematização do seu Mappa Geológico do Brasil, em 1919, publicado pela Geological Society of America. Este foi o primeiro mapa geral da geologia do Brasil. O estudo da Stanford Expedition to Brazil pretende levantar as condições de produção científica do início do século passado, visando não apenas uma contextualização, mas qualificando os contornos do objeto.

Professor(a) responsável: Almir Leal de Oliveira

 

Linha de Pesquisa: Memória e Temporalidade

  • Intelectuais, memória e a escrita popular

Na trajetória das políticas públicas culturais voltadas para a preservação do patrimônio cultural no Brasil e no Ceará, a relação dos intelectuais com a cultura e a memória tem sido marcada pelo recurso identitário conferido ao patrimônio. Se tal relação é conformadora de diferentes itineráriosconceituais e distintos usos da cultura popular que foram ganhando significados próprios segundo o lugar institucional e regime de temporalidades, a pesquisa sobre a experiência dos intelectuais que integraram o Centro de Referência Cultural do Ceará-CERES tem sinalizado para os deslocamentos e usos regionais da cultura popular nas três últimas décadas do século XX. Entendendo os empreendimentos do CERES como marco importante na constituição de um campo de saber especializado voltado para o estudo e o registro do saber-fazer e da memória da cultura tradicional popular no Ceará, objetivamos compreender como uma escrita do popular foi se delineando no fazer-se da experiência desses intelectuais em processo de formação. A partir do mapeamento e inventário analítico de fontes hemerográficas e entrevistas, buscamos compreender como uma escrita do popular se articula em iterface com as políticas culturais no sentido de promover um sentimento identitário em escala regional e local; interessa também perceber de forma mais ampla e pormenorizada a atuação dos intelectuais e os domínios da cultura no contexto de um período marcado pelo processo de redemocratização do país e das novas diretrizes nacionais sobre a preservação do patrimônio cultural.

Professor(a) responsável: Antônio Gilberto Ramos Nogueira

  • Memória e gênero no Brasil do Século XX

O projeto procura discutir o uso do gênero na construção, nas disputa e usos das memórias que se constituem na historicidade das relações sociais. Entende-se, portanto, que as relações entre os jogos de gênero e os trabalhos da memória ocorrem em circunstâncias específicas e envolvem variadas práticas de poder, tanto no âmbito institucional, quanto nas invenções do cotidiano.

Professor(a) responsável: Ana Rita Fonteles Duarte

  • Memória e patrimônio: inventário participativo pelas comunidades do Médio Jaguaribe

Em observância das consequências negativas de implementação da Política Estadual de Recurso Hídricos do Ceará e da Política de Açudagem no Nordeste, expressa, entre outras, na construção de barragens, esta ação de extensão tem como principal missão atender às comunidades rurais dos municípios de Alto Santo, Ererê, Iracema, Pereiro e Potiretama, região impactada direta e indiretamente pela construção da Barragem do Figueiredo, com atenção especial para as comunidades da Caatinga Grande. Em nossa análise observamos que essas comunidades estão ameaçadas ou já foram violentamente atingidas por esse projeto hídrico, através de desapropriações, mobilizações, reassentamentos, abalo de laços identitários, tensões sociais, além de danos ambientais diversos, como poluição, desmatamento, alteração do clima, entre outros. Tal quadro é ainda mais complexo em virtude do anúncio de construção de um perímetro irrigado que gerará a desapropriação de mais 8.000 hectares e, portanto, a expropriação de outras centenas de famílias. Diante disso, nossa ação visa sensibilizar os sujeitos sociais desses territórios sobre a importância do trabalho com a história, a memória e o patrimônio, no sentido de entendimento diferenciado sobre seus territórios e de promoção e preservação de seus referenciais culturais, isto é, de suas celebrações, formas de expressão, ofícios e modos de fazer, edificações e lugares que estão ameaçados pela materialização das políticas listadas acima. Para tanto, promoveremos uma série de atividades com os sujeitos da região, dividida em três momentos: retomada da reflexão em torno da museologia social com foco para a montagem das exposições temáticas que comporão o espaço do Museu Comunitário de Caatingueirinha; montagem das trilhas e treinamento dos interessados para guiamento; realização de entrevistas e espacialização das experiências presentes e pretéritas na região da Caatinga Grande.

Professor(a) responsável: Mário Martins Viana Júnior

  • Patrimônio e História Local: inventário de referências do bairro Benfica (Fortaleza-Ce)

No processo de ressemantização do conceito de patrimônio, a noção de referência cultural traz em seu bojo a idéia de valores e sentidos que atribuímos a determinados bens e práticas culturais. Nas novas políticas de memória é notória a centralidade que os inventários passaram a ocupar. No papel de instrumentos de identificação, têm possibilitado mapear e reconhecer, por meio do registro, os valores referenciais das identidades sociais em sua natureza dinâmica. Têm figurado como uma espécie de cartografia dos sentidos – fonte de conhecimento onde é possível localizar os termos da relação que indivíduos e grupos estabelecem entre passado/presente e – por que não futuro? –, na apreensão dos usos e apropriações do patrimônio cultural. Consoante ao contexto atual das cidades brasileiras, os inventários, quando aplicados em situações urbanas, constituem instrumento valioso para a prática preservacionista e importante ferramenta para ampliar o conhecimento histórico. Neste sentido, identifica-se um amplo movimento de apropriação deste recurso por instituições culturais, associações comunitárias, universidades, escolas, etc., com vistas a fundamentar uma educação patrimonial e promover a valorização das memórias e histórias locais. É nesse movimento que se justifica a relevância do projeto Patrimônio e história local: Inventário de referências culturais do bairro Benfica (Fortaleza-CE).

Professor(a) responsável: Antônio Gilberto Ramos Nogueira

  • Rio Jaguaribe: história, memória e paisagem

Este projeto de pesquisa tem a intenção de interpretar no diálogo da História com outras ciências, as várias conexões do Rio Jaguaribe com a paisagem que ele constitue ao mesmo tempo que é por ela constituída. Trata-se de pesquisa a partir da formação de grupo de pesquisa com alunos da graduação, pos-graduação e movimentos sociais sobre a vida do Rio Jaguaribe e no Rio Jaguaribe dentro das suas mais diversas conexões com a reflexão histórica, quer seja a partir da memória oral das populações ribeirinhas ou de reflexões sobre a memória da paisagem em face do binômio natureza/cultura.

Professor(a) responsável: Kênia Sousa Rios

  • Temporalidades da memória: escritas, oralidade e cultura material

Ao problematizar as temporalidades e os trabalhos da memória, o projeto desenvolve pesquisa sobre os modos pelos quais a oralidade, a escrita e a cultura material se constituem como dispositivos mnemônicos historicamente localizados. Trata-se, portanto, de uma abordagem a respeito da produção social da cultura como parte dos acordos e das tensões que, a partir de um presente determinado, compõe vínculos com o passado e o futuro.

Professor(a) responsável: Francisco Régis Lopes Ramos

 

Linha de Pesquisa: Trabalho e Migrações

  • A cidadela dos pobres: ações diretas de retirantes das secas em Fortaleza (1877-1915)

A pesquisa busca examinar o protagonismo dos pobres camponeses retirantes das secas, em busca por melhores condições de vida, na cidade de Fortaleza, entre os anos de 1877 e 1915. Através de fontes hemerográficas, cartoriais, policiais e outras, procura-se destacar a presença destes sujeitos sociais em seus aspectos subjetivos e políticos. São privilegiados, na pesquisa, os períodos em que secas desorganizam a economia familiar, fazendo com que esses camponeses desloquem-se por todo o território e pelas cidades, buscando retomar redes tradicionais de proteção e, ao mesmo tempo, criando novos mecanismos políticos de pressão sobre as autoridades e sobre os poderosos.

Professor(a) envolvidos: Frederico de Castro Neves & Tyrone Apollo Pontes Candido

  • Entre mar e terra: as viagens e o cotidiano de pescadores do litoral do Ceará (1951-1973)

O projeto examina as viagens e as estratégias políticas de jangadeiros cearenses entre as décadas de 1950 e 1970, que deram continuidade à viagem ocorrida em 1941, quando foram recebidos por Vargas. Em 1951, foram novamente recebidos por Vargas; em 1958, foram recebidos por Juscelino Kubistchek; e, em 1973, foram recebidos por Médici. Entre festas e homenagens, os pescadores conseguem encaminhar reivindicações relativas ao trabalho da pesca e conquista de direitos sociais.

Professor(a) responsável: Berenice Abreu de Castro Neves

  • História Social do Futebol Cearense

O projeto busca compreender as diversas atividades ligadas à formação de uma cultura futebolística no Ceará, a partir da metodologia da História Oral, incluindo os seguintes aspectos: 1) jogadores profissionais e seu envolvimento com o clube, com os dirigentes e com a torcida; 2) torcedores e animadores de torcida; 3) jogadores amadores ou de fim-de-semana; 4) jornalistas.

Professor(a) responsável: Frederico de Castro Neves

  • Memórias das comunidades impactadas pelos perímetros de irrigação no Ceará

Seguindo as diretrizes do Estado Mínimo e das políticas neoliberais, governos federal, estadual e municipal alinharam suas políticas no sentido de promover, através de órgãos como o DNOCS, a construção de barragens e perímetros irrigados para o avanço do agronegócio no Estado. O impacto ambiental e humano dessas ações tomaram proporções lastimáveis e incomensuráveis, dentre as quais pontuamos a dissolução das comunidades agrícolas, a desqualificação do(a) pequeno(a) agricultor(a) e a profunda transformação dos modos de vida tradicionais. Nesse sentido, a atividade de extensão proposta busca preservar a memória e valorizar a história local de homens e mulheres trabalhadores(as) rurais que tiveram suas vidas transformadas pelas políticas de modernização da agricultura no Ceará. Para tanto, optamos pelos métodos da História Oral por entendermos que as fontes orais são de fundamental importância para a compreensão das alterações pelas quais passaram as comunidades. Ademais, avançaremos na atualização de bancos de dados sobre as populações campesinas cearenses, além de promovermos a espacialização de suas experiências pretéritas através da construção de “mapas conjecturais”. Realizada a atividade dos dados, a ação seguirá em três sentidos: i- confecção de materiais informativos e didáticos a serem utilizados nas escolas das regiões atingidas e divulgados nas redes sociais; ii- alimentação do banco de dados do COMTER (UFC) e do DATALURE (UECE) através de entrevistas, vídeos, bibliografias, entre outros materiais referentes aos territórios atingidos pela modernização agrícola; iii- produção de documentários alusivos ao Baixo Jaguaribe. De forma geral, busca-se garantir o direito à memória dos agricultores/as e, portanto, conter a amnésia social produzida sobre o semiárido cearense.

Professor(a) responsável: Mário Martins Viana Júnior

  • Memórias e dinâmicas identitárias dos negros do Ceará pós-abolicionista

O objetivo último desse nosso projeto define-se em relação a esses elementos: contribuir -através da avaliação crítica de uma historiografia que forneceu as bases do discurso racial hegemônico (a ser “desconstruido”) no Ceará, da análise das narrativas, depoimentos e memórias dos descendentes dos negros livres e escravos do século XIX e do mapeamento desses “territórios”negros atuais- ao reconhecimento da contribuição importante dos segmentos negros à sociedade cearense e da legitimidade dos movimentos que se esforçam hoje para possibilitar outras consciências.

Professor(a) responsável: Franck Pierre Giberto Ribard

  • Mostra de Cinema Africano de Fortaleza

Considerando a dificuldade recorrente de acesso à informação e material pedagógico abordando a temática da África Contemporânea, relacionando esta dificuldade com o conteúdo da Lei 10.639 de 2003 (regulamentando a obrigatoriedade do ensino da História e da cultura Africana e Afro-brasileira em todos os níveis de ensino) e por fim, postulando o interesse fundamental que representa a questão da relação histórica e orgânica? entre o Brasil e o continente africano quando relacionada à problemática etno-racial cearense e brasileira, então, a Mostra de Cinema Africano de Fortaleza, grátis e destinada a comunidade acadêmica e a sociedade civil de maneira geral, composta de filmes inéditos abordando a realidade africana a partir de um recorte temático, encontra um sentido não só acadêmico mas sobretudo cultural e sociopolítico. A Mostra acontece anualmente desde 2007 na UFC. Desde 2012, em parceria com a UNILAB.

Professor(a) responsável:Franck Pierre Giberto Ribard

  • Por uma História Agrária no Ceará: memórias e conflitos rurais em torno das políticas de projetos de irrigaçãoe açudagem entre fins do século XX e início do XXI

Investigar as populações campesinas no Estado do Ceará que foram impactadas pelos grandes projetos implantados tanto pelo poder público como pelo capital privado, a exemplo dos perímetros irrigados e barragens. OBJETIVOS OBJETIVO GERAL: Promover uma história social da agricultura, da propriedade e dos movimentos populacionais no semiárido cearense, entre fins do século XX e início do XXI, a partir das intervenções promovidas ou realizadas pelo Estado e pelo capital privado, conferindo centralidade à questão agrária e à memória das comunidades rurais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Identificar e analisar as memórias e experiências de mulheres e homens trabalhadores do semiárido cearense que foram impactados pelas políticas de modernização da agricultura no Ceará, expressas na construção das Barragens e dos Perímetros Irrigados; 2. Preservar, conservar e divulgar as memórias das pessoas comuns do campo valorizando a história local; 3. Identificar e compreender os processos de expulsão, desapropriação e expropriação da terra; 4. Pesquisar as formas resistências e lutas cotidianas, bem como os saberes, os modos de fazer e os costumes; 5. Investigar e analisar as relações e as concepções e os usos da terra pelos diferentes grupos, os processos de exploração, os conflitos territoriais, entre outros elementos que componham uma história social rural no Ceará; 6. Historicizar a construção e implantação de políticas públicas sobre irrigação e açudagem; 7. Identificar, analisar e compreender os processos de produção de memória realizados pelo Estado, através do DNOCS; 8. Realizar e transcrever entrevistas a partir dos suportes da História Oral, focando na realização de entrevistas temáticas e de histórias de vida, com o intuito de acessar as memórias dos sujeitos comuns do campo e produzir um acervo em trabalho coletivo no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER)

Professor(a) responsável: Mário Martins Viana Júnior

  • Tratamento técnico e digitlização do acervo documental da Pastoral Indiginista/Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos/CDPDH da Arquidiocese de Fortaleza

Esta proposta de pesquisa-ação visa realizar as diferentes etapas do tratamento técnico (identificação/arrolamento, higienização, classificação, catalogação, acondicionamento e armazenamento) visando à salvaguarda e a disponibilização digital do acervo documental formado a partir dos trabalhos de assessoria ao movimento indígena no estado do Ceará efetuados pela Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Fortaleza durante a década de 1980/1990, atualmente sob posse do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH) da Arquidiocese de Fortaleza, através de uma parceria desta com o Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor(a) responsável: Mário Martins Viana Júnior

  • Diálogos compostos na subalternidade: protestos transnacionais de trabalhadores na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, 1878.

Partindo de episódios de uma greve de operários ocupados em trabalhos de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré em 1878, envolvendo uma composição plural de trabalhadores que incluíam grupos de retirantes da seca provenientes do Ceará, indígenas da Bolívia, negros contratados em Washington DC, além de norte-americanos, ingleses, irlandeses e italianos vindos da Filadélfia, EUA, a pesquisa procura discutir a formação de ações de protestos compartilhadas através de fronteiras étnicas e nacionais. Situada na perspectiva de uma História Global do Trabalho e dos Trabalhadores, a investigação, além de problematizar a relação entre o local e o global no Mundo do Trabalho tal como se apresentava em territórios ao norte do Brasil durante a passagem do século XIX, procura articular motivações sócio-culturais e contextuais diversas (como as expectativas de ex-cativos diante das experiências de trabalho forçado nos canteiros de obras na Amazônia, o contato de trabalhadores móveis nas estradas, povoados, zonas portuárias e no interior de navios que circulavam por rios e oceanos, as condições dos sertanejos do semiárido brasileiro durante os tempos de estiagem, dos indígenas empregados na extração da borracha, dos negros em sua luta por direitos durante a Reconstrução pós-Guerra Civil norte-americana, de trabalhadores de várias partes do mundo que vivenciavam os tempos de desemprego e regressão salarial durante Grande Depressão nos EUA, e que culminou, em 1877, nos dramáticos acontecimentos da grande greve ferroviária que se alastrou por diversos estados daquele país). Com efeito, a pesquisa pretende avançar numa perspectiva historiográfica que aborde as ações das pessoas comuns, enquanto sujeitos condicionados pela subalternidade, como construtores de suas próprias histórias, compondo diálogos desde baixo e por cima de eventuais barreiras linguísticas e culturais..

Professor(a) responsável: Tyrone Apollo Pontes Cândido.

Projeto Isolado

  • Projeto Novo Vestibular (PNV)

Fundado em 1986 pelo Centro Acadêmico Frei Tito de Alencar do curso de História, o PNV tornou-se importante intervenção extensionista oferecida pela Universidade Federal do Ceará na cidade de Fortaleza. Em seu formato original, o objetivo principal da ação era a democratização do ensino e da aprendizagem, preparando e melhor qualificando os alunos oriundos de escola pública para os exames vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Portanto, criava oportunidades para que sujeitos das classes sociais menos favorecidas tivessem acesso à educação continuada. O preparatório se dava em dois sentidos: por um lado, focava em aulas voltadas para a abordagem dos conteúdos explicitados nos editais dos exames e, por outro lado, buscava garantir uma formação mais ampla, humana e cidadã. Era este, inclusive, o diferencial e a principal característica do adjetivo “Novo” trazido em sua definição no contexto de fundação do projeto. Atendendo em média 400 alunos por ano através do envolvimento de 26 bolsistas, estima-se que ao longo de 29 anos de existência o projeto tenha contemplado 11.600 pessoas de forma direta e 46.400 de maneira indireta. Esse trabalho mereceu, inclusive, a atenção e o reconhecimento da Câmara de Vereadores de Fortaleza no ano de 2006, quando o Projeto recebeu a Medalha Paulo Freire uma comenda que agracia pessoas e projetos da área de educação que tenham se destacado no ano anterior a sua entrega. A sua proposta de trabalho tem um forte aspecto interdisciplinar por estar focada na formação educacional dos sujeitos e na produção conjunta e compartilhada de conhecimentos, além de ser abalizada por princípios da educação popular, da educação continuada e da educação inclusiva, sem perder de vista a reflexão sobre o ensino temático e contextualizado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, de forma objetiva o PNV propõe uma articulação dos saberes e conhecimentos de professores com formação diversa e pertencentes ao Centro de Humanidades (Cursos de Ciências Sociais, História e Letras), à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (curso de Economia), à Faculdade de Educação (curso de Pedagogia) e à Faculdade de Medicina (curso de Saúde Coletiva). Assim, além de buscar atender os parâmetros definidores das ações extensionistas na UFC (Resolução CEPE n°4/2014), essa organização multidisciplinar do PNV se dá em observância da orientação do MEC para o Exame Nacional do Ensino Médio, que é elaborado com base na Matriz de Competências esperadas para o desenvolvimento do educando, tendo em vista as 120 habilidades que devem ser trabalhadas dentro das quatro grandes áreas de ensino pelos educadores, a saber: Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências Naturais e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, além da Redação. A atuação concomitante e em parceria dos professores dos diferentes centros e faculdades da UFC garantirá a orientação específica e necessária dos bolsistas e alunos dentro de cada uma das quatro áreas de conhecimento e fomentará adequadamente as práticas de ensino ao público alvo da ação de forma mais ampla, buscando atingir a transdisciplinaridade e interprofissionalidade entre os envolvidos. Estima-se, portanto, que as ações do PNV tanto contribuam para a consolidação e o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos na Educação Básica com foco no mercado de trabalho, como possibilite o desenvolvimento do indivíduo como cidadão e pessoa humana através da autonomia intelectual e da reflexão crítica. Nesse sentido, o PNV se constitui a partir de uma concepção de universidade intrinsecamente relacionada à sociedade a qual pertence e cujas relações são imprescindíveis para a transformação mútua dos professores e alunos dos diferentes centros e faculdades envolvidos, além dos jovens e adultos oriundos de escolas públicas. Concomitantemente é objetivo da proposta do PNV se ancorar em uma prática de ensino-aprendizagem abalizada pela preocupação com os direitos humanos que atente e discuta sobre a sustentabilidade ambiental e que reconheça a indissociabilidade entre educação e prática social. Com essa reformulação espera-se que o PNV seja mais do que um cursinho preparatório para o ENEM. Sua proposta é a de que seja um espaço coletivo de reflexão, pesquisa e debate entre professores e alunos bolsistas com foco na formação integral dos educandos envolvidos para o exercício da cidadania, observando a necessidade urgente de democratização do ensino. O PNV se insere, portanto, no contexto de uma educação emancipadora, compreendida em sua perspectiva de humanizar o homem na ação consciente de sua tarefa de transformar a si e ao mundo, com fundamentação teórico-metodológica nos princípios da Pedagogia freireana (FREIRE, 1979; 1997; 2002; 2006), sendo, em sua ética, inerentemente problematizadora e dialógica.

Professor Responsável: Jailson Pereira da Silva

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