PPGH lança editais para seleção das turmas de 2022. Além de vagas para ampla concorrência, terá cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas.

Data de publicação: 19 de outubro de 2021. Categoria: Editais, Notícias

Estão abertas, de 21 de outubro a 30 de novembro de 2021, as inscrições para a seleção de turmas 2022, de mestrado e doutorado, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFC). Estão mantidas neste processo a adoção de políticas de ações afirmativas, aprovadas, por nosso colegiado, ao final de 2019, seguindo as recomendações do Documento da Área 40 (História), da Capes, e implementadas conforme a  PORTARIA Nº 13/PRPPG/UFC, DE 10 DE SETEMBRO DE 2020.

Para o mestrado, estão sendo ofertadas, no total, 17 vagas, a partir de dois editais. O primeiro, oferta 15 vagas com até duas delas reservadas a candidatos autodeclarados negros (as). O segundo, oferta duas vagas, sendo uma para candidato autodeclarado como indígena e uma para candidato autodeclarado como quilombola. Para a turma de doutorado, a seleção será realizada a partir de dois editais para o preenchimento de até 12 vagas. O primeiro edital oferta 10 vagas com uma delas reservada para candidatos autodeclarados negros (as). O segundo edital oferta duas vagas, uma para candidato autodeclarado indígena e uma para candidato autodeclarado quilombola. A homologação das inscrições para candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas está sujeita a procedimentos específicos, definidos nos editais, e avaliação de comissão de heteroidentificação.

Modificações no processo seletivo foram mantidas como no processo anterior, devido aos efeitos da pandemia de Covid 19 e impossibilidade de garantias de segurança sanitária em processos presenciais. Desta forma, tanto a inscrição como a seleção ocorrerão, inteiramente, de forma remota. Para a seleção de mestrado, para esta edição 2022, foi mantida a retirada da etapa da prova escrita. Os candidatos serão avaliados por seus projetos de pesquisa ou cartas de intenção de estudos (para candidatos indígenas e quilombolas) e por arguição oral, a ser feita de forma remota, conforme orientam os editais.

Para o doutorado, mantém-se a análise de projetos de pesquisa ou cartas de intenções de estudos (para candidatos indígenas ou quilombolas) e arguição oral. Nos dois casos, mestrado e doutorado, a comprovação  de proficiência em língua estrangeira não será realizada durante a seleção, mas deve ser apresentada, pelos candidatos classificados, até o final do primeiro ano de curso, como requisito obrigatório para a concessão do diploma. Mantém-se a exigência de uma comprovação de proficiência para o mestrado e de duas para o doutorado. Além das línguas inglesa e francesa, será possível aos candidatos, agora, realizarem também sua proficiência em espanhol, conforme deliberado pelo colegiado ainda em 2019.

Para conhecer as etapas, procedimentos e documentação exigida, consultar os editais disponíveis:

1-edital-mestrado-historia-com-cota-para-negros-2022

2-edital-mestrado-historia-indigena-e-quilombola-2022

3-edital-doutorado-historia-com-cota-para-negros-2022

4-edital-doutorado-historia-2020-indigena-e-quilombola-2022

As inscrições deverão ser realizadas nos editais correspondentes em: https://si3.ufc.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S

Obs.: Todas as informações pertinentes estão nos editais, se necessário algum contato, somente pelo email dos certames:  ppgh.ufc.edital@ufc.br

Ana Sara Cortez Irffi
Coordenadora do PPGH