PPGH lança editais para seleção das turmas de 2021 com cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas
Data da publicação: 22 de outubro de 2020 Categoria: Editais, NotíciasEstão abertas, de 22 de outubro de 2020 a 24 de janeiro de 2021, as inscrições para a seleção de turmas 2021, de mestrado e doutorado, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFC). Entre as novidades, deste processo, está a ampliação do número de vagas e a adoção de políticas de ações afirmativas, aprovadas, por nosso colegiado, ao final de 2019, seguindo as recomendações do Documento da Área 40 (História), da Capes, e implementadas conforme a PORTARIA Nº 13/PRPPG/UFC, DE 10 DE SETEMBRO DE 2020.
Para o mestrado, estão sendo ofertadas, no total, 18 vagas, a partir de dois editais. O primeiro, oferta 16 vagas com até duas delas reservadas a candidatos autodeclarados negros (as). O segundo, oferta duas vagas, sendo uma para candidato autodeclarado como indígena e uma para candidato autodeclarado como quilombola. Para a turma de doutorado, a seleção será realizada a partir de dois editais para o preenchimento de até 12 vagas. O primeiro edital oferta 10 vagas com uma delas reservada para candidatos autodeclarados negros (as). O segundo edital oferta duas vagas, uma para candidato autodeclarado indígena e uma para candidato autodeclarado quilombola. A homologação das inscrições para candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas está sujeita a procedimentos específicos, definidos nos editais, e avaliação de comissão de heteroidentificação.
Modificações no processo seletivo também foram adotadas, devido aos efeitos da pandemia de Covid 19 e impossibilidade de garantias de segurança sanitária em processos presenciais. Desta forma, tanto a inscrição como a seleção ocorrerão, inteiramente, de forma remota. Para a seleção de mestrado, excepcionalmente para esta edição 2021, foi retirada a etapa da prova escrita. Os candidatos serão avaliados por seus projetos de pesquisa ou cartas de intenção de estudos (para candidatos indígenas e quilombolas) e por arguição oral, a ser feita de forma remota, conforme orientam os editais.
Para o doutorado, mantém-se a análise de projetos de pesquisa ou cartas de intenções de estudos (para candidatos indígenas ou quilombolas) e arguição oral. Nos dois casos, mestrado e doutorado, a comprovação de proficiência em língua estrangeira não será realizada durante a seleção, mas deve ser apresentada, pelos candidatos classificados, até o final do primeiro ano de curso, como requisito obrigatório para a concessão do diploma. Mantém-se a exigência de uma comprovação de proficiência para o mestrado e de duas para o doutorado. Além das línguas inglesa e francesa, será possível aos candidatos, agora, realizarem também sua proficiência em espanhol, conforme deliberado pelo colegiado ao final de 2019.
Para conhecer as etapas, procedimentos e documentação exigida, consultar os editais disponíveis:
Edital Mestrado História com cota para negros
Edital Doutorado História com cota para negros
Edital Mestrado História indígena e quilombola
Edital Doutorado História indígena e quilombola
Aditivo n.1, Edital n.1 Mestrado e Aditivo n.2, Edital n.3 Doutorado
As inscrições deverão ser realizadas nos editais correspondentes em: https://si3.ufc.br/sigaa/