2023.1

Tópico Especial em Cultura e Poder

Prof.: Ana Amélia C. C Melo

Ementa:

Nascida a partir do manifesto de Emile Zola em 1889 na França, a categoria de intelectuais tem adquirido importância e um sentido variados. Nos estudos históricos a categoria vem sendo proficuamente revisitada e utilizada como instrumento de análise em diferentes perspectivas. As abordagens têm apresentado um caráter pluridisciplinar que procura examinar seja o grupo social, seus espaços de sociabilidades, suas formas de atuação, suas posições, as relações políticas e de poder, bem como sua produção, o texto e outros escritos. O objetivo deste curso é refletir em torno da história intelectual e política destacando algumas categorias que tem marcado os estudos realizados a partir da interseção entre a história política e a história cultural. Procuramos sistematizar alguns aspectos teóricos e metodológicos.

HISTÓRIA SOCIAL: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS
Professora: Meize Regina de Lucena Lucca
E-mail: meizelucas@ufc.br
Professor: Kleiton de Sousa Moraes
E-mail: kleiton.ufc@gmail.com

Ementa:

Ementa

A disciplina procura examinar criticamente as formas, procedimentos e possibilidades
contidas no fazer historiográfico, a partir especificamente das abordagens da História
Social. Isso significa, antes de tudo, definir o centro da análise historiográfica como a AÇÃO
SOCIAL, individual e/ou coletiva, através da qual a História é produzida pelos homens e
compreendida pelos historiadores.

Justificativa e Objetivos

A chamada História Social vem passando por uma série de mudanças que alargam o próprio
entendimento do “social” que a definia. Essas mudanças – resultados de profícuos diálogos
com a antropologia, a crítica literária, a psicanálise e as artes em geral – trouxeram novas
questões a serem pensadas na seara dos historiadores sociais. Apresentando os debates que
reorientaram o campo da História Social, o curso tem por objetivo, historicizar a emergência
dessas discussões, apresentar os impactos dessa reorientação sobre os objetos da
historiografia e identificar os procedimentos teóricos e metodológicos que alargaram e
renovaram estes objetos, redimensionando a própria definição de História Social.

História, memória e identidades – (HIP7233) –  CANCELADA

Prof.: Leandro Santos Bulhões de Jesus

I. Ementa

História, geopolítica, discurso científico e a colonização do saber: reconhecimentos incômodos, avanços necessários. Memória, narrativas e patrimonialização: corpos, territórios e identidades em disputa. Novos sujeitos coletivos de direito, linguagens e epistemologias plurais: Interseccionalidade, antirracismo e relações interétnicas. Ancestralidade, afeto e oralidade: pesquisa, ensino, subjetividades e o direito a história.

II. Objetivos

Discutir caminhos e possibilidades teóricas e metodológicas interdisciplinares para qualificação dos debates sobre descolonização do conhecimento histórico, considerando autorias subalternizadas, em diálogo com as pesquisas das e dos discentes.

Observação: Avaliação, metodologia e bibliografia serão apresentadas e elaboradas juntamente com as e os estudantes.