Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA SOCIAL: TRABALHO E MIGRAÇÕES III

A disciplina propõe uma discussão sobre a História Social da Pobreza, baseada em 3 linhas gerais de investigação:

  1. UNIDADE I: O processo de empobrecimento na formação do capitalismo, como parte da geração da riqueza e de reprodução ampliada do capital. As formas de modificação das relações de trabalho, assim com os mecanismos de repressão às formas alternativas de trabalho ou de não-trabalho, indicam a constituição de uma nova estrutura de sentimentos em relação a conceitos básicos da vida social: trabalho, família, espaços públicos, solidariedade, etc.

  2. UNIDADE II: A pobreza e o processo de colonização, como uma realidade de ampliação em escala global das novas formas de obtenção do trabalho, gerando situações de pobreza em larga escala. Será dada prioridade às estruturas de trabalho e empobrecimento articuladas nas colônias portuguesas da América.

  3. UNIDADE III: A permanência do processo de geração de pobreza no capitalismo contemporâneo. Apesar das mudanças e das lutas pela melhoria das condições de vida sob o capital, as estruturas de acumulação procuram formas de trabalho compulsório, que procuram impor pela força a lógica do trabalho alienado aos pobres.

Acessar Ir para o topo