gov.br

Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

Lançamento do livro Patrimônio, Direitos e Resistências: Histórias entre trajetórias e perspectivas em rede

Data de publicação: 23 de novembro de 2022. Categoria: Eventos, Notícias

É com imensa alegria que divulgamos o lançamento do nosso livro já no site do GT: https://www.gtpatrimonioanpuh.com.br/_files/ugd/09f1a9_098774b89b534f3990e8625f5ed86638.pdf Logo também no site da editora Milfontes e na Amazon.

A história deste livro carrega as marcas dos combates pelo patrimônio em tempos de (re)existência. Em larga medida o livro sinaliza um (re)posicionar fundamentado de historiadoras e historiadores que, de diferentes lugares institucionais e representatividade regionais aceitaram o convite para pensar o lugar da história e o papel social da historiografia em contextos distintos de embates políticos e sociais atravessados pelas (im)pertinências do campo do patrimônio cultural na contemporaneidade. O livro é fruto do III Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, realizado pelo GT História e Patrimônio Cultural da ANPUH-Brasil em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória – GEPPM/UFC/CNPq. Os artigos da coletânea foram reunidos em três blocos de abordagens interrelacionadas: I – Patrimônio e política, trajetórias do campo e (re)construções, II – (Re)leituras do patrimônio entre a historiografia, a educação e o ensino de história e III – Patrimônio e museus, perspectivas do campo e outras (re)definições. Percorrendo os três blocos a relação história e patrimônio cultural situa-se como eixo estruturante das problemáticas que atravessam a gestão do patrimônio, a prática historiográfica, o ensino de história e o novo lugar dos museus. Boa leitura!
Abraços!

Prof. Dr. Antonio Gilberto Ramos Nogueira
Departamento e Programa de Pós-Graduação  em História – Universidade Federal do Ceará – UFC
Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFC)