Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Dissertação do PPGH é selecionada para publicação pela Fundação Waldemar Alcântara

Data da publicação: 19 de julho de 2021 Categoria: Notícias

A dissertação de mestrado As mudanças de usos da praça Clóvis Bevilácqua: do ponto do chafariz às águas da intelectualidade. Fortaleza – CE, 1888-1943, defendida em nosso Programa de Pós-Graduação, por  José Maria Almeida Neto, no ano de 2015, foi um dos 12 trabalhos selecionados para publicação pela Fundação Waldemar Alcântara, com lançamento previsto para 2022.  A seleção foi realizada por meio do Edital Estante 2000, cujo objetivo era publicar teses ou dissertações sobre a cidade de Fortaleza, defendidas entre 2015 e 2021, nas áreas de Educação, Saúde, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Economia, Arquitetura, Cultura, Turismo, Meio Ambiente, Comunicação e Publicidade. Setenta e cinco trabalhos foram analisados e 12 escolhidos por banca formada por seis professores doutores.

A dissertação de Almeida Neto, orientada pelo professor Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho, procurou compreender as mudanças de uso da atual Praça Clóvis Beviláqua (antiga, Praça de Pelotas e Praça da Bandeira) na cidade de Fortaleza-CE, no período compreendido entre 1888 e 1943, quando este espaço da cidade passou por incisivas alterações. Para tanto, mapeou os usos da praça no final do século XIX e como se deram as alterações físicas e simbólicas no século seguinte quando aquele logradouro passou a ser completamente inserido nas dimensões urbanas da cidade, sendo escolhido como local de construções das caixas de água (reservatórios de abastecimento da cidade) e do prédio da Faculdade de Direito. Procurou-se mostrar como o crescimento da cidade modificou as formas de lidar com os espa&ccedil ;os públicos. O trabalho parte da perspectiva de que os espaços são construídos pelos seus sujeitos e ganham novos significados à medida que estes  recriam novos símbolos e referências para si. Como recurso, o pesquisador utilizou documentos de caráter variado: almanaques, Códigos de Postura, Jornais, Décimas Urbanas, Crônicas, Fotografias, guias da Cidade, Relatórios dos Presidentes do Estado e Plantas urbanísticas.

Atualmente, Almeida Neto  é doutorando do PPGH onde pesquisa as transformações da sensibilidade, em Fortaleza, na primeira metade do século XX, e continua a ser orientado pelo professor  Antônio Luiz. Ele também é professor efetivo de História da Rede Pública Municipal de Maracanaú.