Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

Acervo Djacir Meneses no Guia do Patrimônio Bibliográfico Nacional de Acervo Raro

Data da publicação: 11 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

A terceira edição do Guia do Patrimônio Bibliográfico Nacional de Acervo Raro, da Fundação Biblioteca Nacional/Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – Planor, foi publicada recentemente e destaca ao público de estudantes e pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais o Acervo Djacir Menezes, da Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

O Guia é um importante documento de compilação e difusão de acervos considerados raros, especiais, históricos e culturais de relevância nacional, internacional e sob a guarda de instituições de ensino, pesquisa e de memória no Brasil. Para acessar a publicação através do link abaixo: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/producao/publicacoes/colecoes/guia-3ed_final.pdf/view

O Acervo Djacir Menezes, – constituído por livros, recortes de jornais, manuscritos, planos de aula, comendas e medalhas – , está disponível para consulta e pesquisa na Biblioteca Central da UECE, mas, também, pode ser acessado via Plataforma Google Arts & Culture no formato de exposições temáticas. Projeto este, coordenado pelas Bibliotecárias Ana Néri Barreto de Amorim e Lúcia Maria Oliveira da Silva e o Historiador Rodrigo Alves Ribeiro Braun. As exposições podem ser acessadas via link a seguir: https://artsandculture.google.com/story/KQWBxcpuqQpioA e https://artsandculture.google.com/story/BwWBOQBEZ6qfZg

Os documentos que compõem o Acervo Djacir Menezes reforçam o aspecto literário de um dos intelectuais cearenses de importante projeção no século XX. Djacir Menezes foi um leitor assíduo e perspicaz. Reuniu ao longo da vida textos literários de escritores como Rachel de Queiroz e Antônio Sales, por exemplo. Logo, Djacir Menezes erigiu uma biblioteca cujos títulos e volumes, quando reunidos e catalogados, converteu-se em acervo institucionalizado, em arquivo literário e em patrimônio cultural que exige resguardo e observância da administração pública.

Sobre Djacir Menezes

Djacir Menezes foi bibliófilo, nasceu em Maranguape – CE, em 16 de novembro de 1907. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de junho de 1996. Formou-se em Direito, assumindo a cátedra de Ciências do Direito da então Faculdade de Direito do Ceará. Fundou a Faculdade de Economia do Ceará e foi Reitor da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, de 1969 a 1973.

Ele deixou, sob a guarda de seus familiares, a imensa coleção de livros acumulada ao longo de toda a sua vida e uma extensa produção intelectual que se traduz na publicação de cerca de 35 obras produzidas desde 1932.

Informações repassadas pelo docente Rodrigo Alves Ribeiro Braun

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo