Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Acervo Djacir Meneses no Guia do Patrimônio Bibliográfico Nacional de Acervo Raro

Data da publicação: 11 de outubro de 2024 Categoria: Notícias

A terceira edição do Guia do Patrimônio Bibliográfico Nacional de Acervo Raro, da Fundação Biblioteca Nacional/Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras – Planor, foi publicada recentemente e destaca ao público de estudantes e pesquisadores das Ciências Humanas e Sociais o Acervo Djacir Menezes, da Biblioteca Central Prof. Antônio Martins Filho, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

O Guia é um importante documento de compilação e difusão de acervos considerados raros, especiais, históricos e culturais de relevância nacional, internacional e sob a guarda de instituições de ensino, pesquisa e de memória no Brasil. Para acessar a publicação através do link abaixo: https://www.gov.br/bn/pt-br/central-de-conteudos/producao/publicacoes/colecoes/guia-3ed_final.pdf/view

O Acervo Djacir Menezes, – constituído por livros, recortes de jornais, manuscritos, planos de aula, comendas e medalhas – , está disponível para consulta e pesquisa na Biblioteca Central da UECE, mas, também, pode ser acessado via Plataforma Google Arts & Culture no formato de exposições temáticas. Projeto este, coordenado pelas Bibliotecárias Ana Néri Barreto de Amorim e Lúcia Maria Oliveira da Silva e o Historiador Rodrigo Alves Ribeiro Braun. As exposições podem ser acessadas via link a seguir: https://artsandculture.google.com/story/KQWBxcpuqQpioA e https://artsandculture.google.com/story/BwWBOQBEZ6qfZg

Os documentos que compõem o Acervo Djacir Menezes reforçam o aspecto literário de um dos intelectuais cearenses de importante projeção no século XX. Djacir Menezes foi um leitor assíduo e perspicaz. Reuniu ao longo da vida textos literários de escritores como Rachel de Queiroz e Antônio Sales, por exemplo. Logo, Djacir Menezes erigiu uma biblioteca cujos títulos e volumes, quando reunidos e catalogados, converteu-se em acervo institucionalizado, em arquivo literário e em patrimônio cultural que exige resguardo e observância da administração pública.

Sobre Djacir Menezes

Djacir Menezes foi bibliófilo, nasceu em Maranguape – CE, em 16 de novembro de 1907. Faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de junho de 1996. Formou-se em Direito, assumindo a cátedra de Ciências do Direito da então Faculdade de Direito do Ceará. Fundou a Faculdade de Economia do Ceará e foi Reitor da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, de 1969 a 1973.

Ele deixou, sob a guarda de seus familiares, a imensa coleção de livros acumulada ao longo de toda a sua vida e uma extensa produção intelectual que se traduz na publicação de cerca de 35 obras produzidas desde 1932.

Informações repassadas pelo docente Rodrigo Alves Ribeiro Braun