Doutorando do PPGH realiza estágio de doutorado sanduíche no exterior
Data da publicação: 23 de abril de 2026 Categoria: NotíciasO doutorando Daniel de Oliveira Sampaio está realizando estágio de doutorado sanduíche, etapa fundamental para o desenvolvimento e a conclusão de sua pesquisa. O estudo investiga as formas de percepção racial, de si e do outro, no Brasil, abrangendo o período dos anos 1980 até o início da década atual, com foco nas cinco maiores capitais do país em termos populacionais.
A experiência acadêmica conta com a coorientação do professor José Luis Ruiz-Peinado Alonso, da Universidad de Barcelona. O docente possui ampla trajetória em instituições da América Latina e experiência consolidada em pesquisas sobre o período colonial, com ênfase na arqueologia e na presença dos quilombos no Brasil. Esses espaços são reconhecidos como importantes formas de resistência das populações escravizadas em suas lutas por liberdade, manifestando-se de maneira diversa em diferentes regiões do território brasileiro.
A realização do estágio no exterior contribui para o aprofundamento teórico e metodológico da pesquisa, além de fortalecer o diálogo internacional e a perspectiva comparativa, aspectos centrais tanto para o trabalho do doutorando quanto para a consolidação das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH).
