Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

Isabel Lustosa debate a influência francesa na imprensa do Primeiro Reinado em conferência no PPGH-UFC

Data da publicação: 18 de janeiro de 2026 Categoria: Eventos, Notícias

Atividade, realizada na última terça-feira (13), integra o Programa de Internacionalização do PPGH e reforça o diálogo acadêmico entre Brasil e Portugal.

 

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH-UFC) recebeu, na tarde da última terça-feira (13), a pesquisadora Isabel Lustosa para a conferência “A presença francesa na imprensa do Primeiro Reinado”. O evento lotou a Sala de Audiovisual do departamento, reunindo estudantes, historiadores e interessados na cultura política do século XIX.

A conferência abordou como a cultura e o pensamento político franceses foram fundamentais na formação da esfera pública brasileira logo após a Independência. Lustosa, que é Pesquisadora Integrada ao Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (CHAM/NOVA FCSH), destacou em sua fala como os jornais da época não apenas noticiavam fatos, mas atuavam como vetores de civilidade e debate político, muitas vezes espelhando modelos e ideais vindos da França.

A mesa foi mediada pela Profa. Dra. Ana Sara Irffi (DH/PPGH-UFC), que conduziu o debate após a exposição. A professora ressaltou a importância de revisitar o Primeiro Reinado sob novas óticas, considerando as conexões transnacionais que moldaram a imprensa da época.

Internacionalização e Intercâmbio Acadêmico

A vinda de Isabel Lustosa marca mais uma etapa importante no Programa de Internacionalização do PPGH-UFC. A iniciativa busca consolidar redes de pesquisa internacionais, promovendo a circulação de conhecimento e o intercâmbio entre pesquisadores da UFC e de instituições de excelência no exterior, como a Universidade Nova de Lisboa.
Para a coordenação do programa, atividades como essa são essenciais para oxigenar as discussões historiográficas locais e inserir a produção da UFC em um circuito global de debates sobre a história luso-brasileira e atlântica.

O evento foi aberto ao público e caracterizou-se pela forte participação da comunidade acadêmica, que pôde interagir diretamente com uma das maiores referências nos estudos sobre imprensa e história política do Brasil.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo