Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

Kênia Sousa Rio

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (1997), com bolsa PET-História, mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e PDSE em Estudos da Oralidade – École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2002). Desde 2004 é professora do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará. Participou de projetos de extensão na área de museu, ensino de história e História da África. Entre 2011 e 2014, foi bolsista de Coordenação de Área do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à docência (PIBID – UFC – História). Foi tutora do Programa Educação Tutorial (PET) ( 2018-2021). Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História e Oralidade, atuando principalmente nos seguintes temas: água, memória oral, história do Ceará, cidade e seca, historia e meio ambiente. É professora orientadora do programa de pós-graduação em História da UFC (mestrado e doutorado). Pós Doutorado em História na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Linha de Pesquisa: Memória e Temporalidade (MT)
E-mail: keniata13@hotmail.com
Perfis Acadêmicos: ORCID | Lattes | Scopus | ResearchID

Repositório institucional – UFC

Principais publicações:
RIOS, K. S.. Campos de Concentração no Ceará. 2ª. ed. Fortaleza: Expressão, 2006. 115p .
RIOS, K. S.. Coisas do Amor: memórias de uma exposição histórica no Museu do Ceará. 1. ed. Fortaleza: Edições do Museu do Ceará, 2005. v. 1. 98p .
RIOS, K. S.. O Campos de Concentração no Ceará. 1. ed. Fortaleza: Secult/CE e Museu do Ceará, 2001. v. 1. 116p .
RIOS, K. S.. A Comissão Cientifica de 1869 e a seca no Ceará. A Seca no Ceará : escritos de Guilherme Capanema e Raja Gabaglia. 01ed.Fortaleza: Expressaõ, 2006, v. 02, p. 09-53.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo