Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em História

Área do conteúdo

Leandro Santos Bulhões de Jesus

Licenciado em História e mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça; doutor em História e pós-doutor em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. É professor da graduação e das pós-graduações em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi coordenador do Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica – NUDOC/UFC de 2018 a 2022. Desde 09/2023, atua como diretor da Casa José de Alencar, equipamento cultural vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFC e, por conseguinte, da direção do Museu Arthur Ramos, que funciona neste espaço. Pesquisa temas que versam sobre teorias contra hegemônicas e contra coloniais, com interesse nas questões por luta por território, memória e educação de povos indígenas e quilombolas; ações afirmativas, Leis 10.639/03, 11.645/08, cinemas africanos, patrimônio e gestão pública da cultura. É colíder do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Étnico-raciais e de Gênero (GEPPHERG) e do Caldeirão: Confluências Anticoloniais. Integra a equipe internacional de pesquisadoras/es do Tecendo Redes Antirracistas; a Rede de Historiadoras/es Negras/os; o Grupo de Trabalho da Educação para as relações étnico-raciais (ERER) do Ministério Público/CE – CAOEDUC e o Fórum de ações afirmativas e ERER do ensino superior/CE. É bolsista BIT do Programa Cientista Chefe da Cultura – FUNCAP/ SECULT/ Ceará.

Linha de Pesquisa: Trabalho e Migrações (TM)
E-mail: lesanbul@gmail.com
Perfis Acadêmicos: ORCID | Lattes | Scopus | ResearchID

Repositório institucional – UFC

Principais publicações:
BULHÕES, Leandro.. Ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas entrecruzadas: paradigma da contribuição, pedagogia do evento e emancipações na educação básica. Revista ABPN, v. 10, p. 22-38, 2018.
JESUS, L. S. B. de; RIBARD, Franck (Org.) . Nós na universidade: negros, indígenas e quilombolas entre negociações, afirmações e disputas. 1. ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2023. 204p .
JESUS, L. S. B. de; Barros, Miguel (Org.) ; FILICE, R. C. G. (Org.) . Tecendo redes antirracistas: contracolonização e soberania intelectual. 1. ed. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. v. 1. 351p
BULHÕES , L. S.; FILICE, R. G. . Docentes da UnB, Currículo Lattes e Temática Racial: breve reflexão sobre educar para as relações raciais. In: ALMEIDA, Jacqueline de; CHALETA, Maria E. R.. (Org.). Formação Docente em inclusão e Direitos Humanos no Brasil e em Portugal. 1ed.Maceió, Alagoas: EDUFAL, 2017, v. 1, p. 183-212.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo