Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

I Ciclo de Debates Ditadura brasileira: novos olhares

Data da publicação: 18 de março de 2021 Categoria: Notícias

I Ciclo de Debates Ditadura brasileira: novos olhares

No ano em que se completam 57 anos do Golpe Militar que instaurou o regime ditatorial no Brasil, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará (PPGH-UFC), realiza o I Ciclo de Debates “Ditadura Brasileira: Novos Olhares”. Em quatro mesas de debates, pesquisadores  do PPGH e de outros programas, integrantes da Rede Norte, Nordeste e Centro-Oeste de História e Historiografia, debatem suas pesquisas com novas perspectivas sobre a temática nos campos da cultura e audiovisual, políticas para a juventude, violência de Estado e justiça e questões agrárias. Discutir a temática da ditadura brasileira,  nesse momento, faz-se, por demais, importante, diante das campanhas negacionistas e de desqualificação da pesquisa sobre o tema, uti lizadas como ferramentas políticas no presente. É importante, também, conhecer outras problemáticas sobre o período que avancem em relação à memorialística e abarquem temas ligados ao cotidiano e aos  grupos e experiências sociais ainda pouco estudados pela historiografia. Os debates serão mediados por professores do Programa e serão transmitidos ao vivo nos dias 31/03 e 01/04, do canal do ppghufc no youtube.  Os interessados poderão se inscrever e obter certificados de participação pelo https://www.even3.com.br/icdddno2021/.

Mesa 1 – Cinema e Televisão: Censura e Controle no Brasil Ditatorial
Com  Arthur Lira (UFPE), Valesca Rios (UFC) e Thiago Sales (UFC)
Mediação: Prof. Dr. Jailson Pereira da Silva (UFC)
Dia: 31 de março de 2021