Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

VI Seminário Internacional de História e Historiografia acontece, de forma remota, a partir da UFC

Data da publicação: 29 de outubro de 2020 Categoria: Notícias

Acontece de 4 a 6 de novembro de 2020, de forma online, o VI Seminário Internacional de História e Historiografia. Com o tema Os Usos Políticos do Passado o evento debaterá, a partir do viés historiográfico, questões como pós-verdade, disputas de memória, manipulação de narrativas, fake news, que estão na ordem do dia e trazem desafios para a política, educação, produção científica. O evento, programado para ocorrer presencialmente em maio passado, foi adaptado para o formato remoto devido às consequências da pandemia de Covid 19. Sua realização, nessa edição, conduzida
pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFC, marca os 20 anos de fundação do PPGH.

Entre os destaques da programação estão as conferências Com quantos passados se faz uma sociedade? Usos da história em contextos de crise ​, com o professor Fernando Nicolazzi, integrante do Laboratório de Estudos sobre os Usos do Passado (Luppa), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e a conferência do historiador James Green, da Brown University (EUA), intitulada Democracia, direitos humanos e os legados do passado. A professora Paula Godinho, da Universidade Nova de Lisboa, apresentará a conferência Brechas de esperança: revolução portuguesa, reforma agrária e políticas de memória.

O Seminário é composto ainda por seis mesas , 38 simpósios temáticos, lançamento de livros e apresentação de pôsteres por alunos da graduação que concorrerão a premiação. Toda a programação pode ser vista em https://histhioriografia2020.ufc.br/. As conferências, mesas e lançamento de livros serão transmitidas pelo canal do VI Seminário Internacional de História e Historiografia no youtube. Setecentas e onze pessoas estão inscritas no total.

O Seminário ocorre desde 2006 e é fruto do esforço de uma rede formada por
programas de pós-graduação das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Desde aquele ano, os programas de pós-graduação em História dessas regiões debatem as pesquisas em andamento, mas também estabelecem linhas de intercâmbio, incluindo não somente os docentes, mas também os estudantes de pós-graduação. Essas iniciativas vêm desdobrando-se em publicações conjuntas, visitas e estágios pós-doutorais. Integram hoje essa rede, além da UFC, os programas da UFPE, UFPA, UFMT, UFBA, UFPI, UFRN, UFRPE, UFAM, Unifap.